Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RONDÔNIA - Considerado um caos por muitos condutores, o trânsito na cidade de Porto Velho está mesmo precisando de uma atenção especial. Para se ter uma ideia, o levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde durante a Semana Nacional de Trânsito, apontou que o número de mortes por acidentes de trânsito nos últimos seis anos, registrou queda para 27,4% dos óbitos nas capitais do país. Acredita-se que essa diminuição pode estar relacionada às ações de fiscalização após a Lei Seca, que neste ano completou 10 anos de vigência.
Por outro lado, ainda estamos longe da meta para 2020, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e apesar dos números no relatório serem positivos, em se tratando da realidade na capital de Rondônia, a desorganização no trânsito, a imprudência e o desrespeito de alguns condutores, tem aumentado o número de tragédias que impera nas ruas e avenidas de Porto Velho.
Diariamente, vemos nos telejornais e sites de notícias vários casos de acidentes, como por exemplo, a grave colisão entre dois carros registrado na noite de segunda-feira (15), na Avenida Sete de Setembro, no bairro Nova Porto Velho, em que três pessoas ficaram seriamente feridas e um dos veículos capotou na pista.
Por estarem preocupadas com os índices alarmantes, as autoridades buscam promover campanhas e debates para conscientizar à população em geral quanto à educação no trânsito. Por este motivo, não é à toa, que a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), realizará nos dias 23 e 24 de outubro de 2018, o 1º Fórum de Segurança e Educação na capital, com o objetivo de chamar atenção para a questão da responsabilidade individual no trânsito.
Segundo informações, as inscrições devem ser feitas através do site HTTP://pvh.mx/KN9 e as vagas são limitadas, destaca o secretário Carlos Henrique Costa, da Semtran.
A abertura do fórum será às 20h da próxima terça-feira (23/10), no Teatro Banzeiros, na rua José do Patrocínio, área central de Porto Velho. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (69) 3901-3034 ou do e-mail iforumdesegurancaeeducacao@gmail.com.